PREGAÇÃO EXPOSITIVA
A pregação expositiva não é apenas um comentário falado sobre determinada passagem da Bíblia. Antes, a pregação expositiva é aquela pregação que tem como alvo primordial do sermão aquela verdade Bíblica salientada em uma passagem específica da Bíblia.
O pregador abre a Palavra de Deus e a expõe para o povo de Deus, a pregação expositiva é pregar estando a serviço da Palavra de Deus, um compromisso em ouvir a Palavra de Deus e uma submissão de si mesmo a Ela.
O pregador deve ter sua mente moldada, de maneira incessante, pelas Escrituras, e não deve apenas usá-las como uma desculpa para o que já sabe e deseja saber.
Se estamos comprometidos em pregar uma passagem Bíblica em seu contexto, expositivamente – isto é, tomando a principal verdade da passagem como o principal ensino da mensagem – devemos ouvir de Deus
aquelas coisas que não tencionávamos ouvir, quando começamos a estudar a passagem.
Isso é o que todo o cristão deseja, anela e anseia; em ouvir, e saber, as Palavras de Deus. A pregação deve sempre (ou quase sempre) ser expositiva, as Escrituras devem estar no centro.
A Igreja deve ter a Palavra de Deus como o seu centro, dirigindo-a. Deus resolveu usar Sua Palavra para criar vida. Esse é o padrão que vemos nas Escrituras e na história. A Palavra de Deus é o Seu instrumento escolhido para criar vida.
TEOLOGIA BÍBLICA
Como conciliar o Deus do Natal (Evangelhos) com o Deus do grande julgamento e último dia (Apocalipse)?
Qual é o seu entendimento sobre Deus e como Ele é?
Para alguns, toda essa discussão (ensino) é desnecessária já que existem tantas coisas a serem feitas, pode parecer perda de tempo e energia ficar considerando o que pessoas acham sobre Deus, mas vamos entender que não é. Muitas pessoas dizem acreditarem em Deus. No entanto a grande maioria delas quando questionadas sobre a natureza deste Deus, fica evidente que não sabem, não conhecem e nem se importam em conhecer o verdadeiro Deus vivo.
Suas ideias são incompatíveis e suas noções sobre Deus são bem diferentes umas das outras. E quando são indagadas a explicar ou provar a existência de Deus, elas recuam. A maioria das pessoas reconhecem a existência de um ser (ou seres) que eles dependem. A religião é a maior prova de que existe Deus (existem mais de 10 mil religiões no planeta), por isso nossa compreensão sobre Deus não pode ser equivocada e muito menos errada.
Quão relevantes são suas crenças para seu viver diário? Quando se assentou pela última vez na cadeira da Igreja, quão atento se mostrou as palavras das orações que você ouviu? Quantas vezes pensou nas letras dos cânticos e hinos que você entoou?
E AS PALAVRAS QUE OUVIU A RESPEITO DAS ESCRITURAS, QUÃO ATENTO ESTAVA PARA ELAS? VOCÊ SE IMPORTA COM O TER SIDO VERDADEIRO (OU NÃO) O QUE CANTOU E DISSE, A DEUS (TRINDADE), NA IGREJA? POR ISSO A GRANDE IMPORTÂNCIA DA TEOLOGIA BÍBLICA.
UM ENTENDIMENTO BÍBLICO DO EVANGELHO
A palavra Evangelho (grego – ευαγγελίον – evangelion) significa Boa Notícia, Boa Nova, Boa Mensagem.
Originalmente significava a recompensa dada a uma pessoa que deu uma boa notícia, mas depois vincou vinculado ao Evangelho como conhecemos, pois os primeiros cristãos vinculavam a boa notícia e a recompensa, com a mensagem de Cristo.
O próprio Jesus usou a linguagem, em aramaico, de Isaías, usada centenas de anos antes, que fez com que os cristãos e os apostolos gravassem em grego (ευαγγελίον – evangelion) sua afirmação sobre aquela mensagem.
Is 52: 7 “Como são belos sobre os montes os pés do que anuncia as boas-novas, que proclama a paz, que anuncia coisas boas, que proclama a salvação, que diz a Sião: O teu Deus reina! Is 61: 1 O Espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o SENHOR me ungiu para pregar boas-novas …”
O Evangelho é considerar a própria mensagem de Cristo. E qual é a mensagem de Cristo, as boas novas que nós, cristãos, temos que proclamar? O que são as boas novas? Elas são que “eu estou bem”?
Ou, que Deus é amor? Ou, que Jesus é meu amigo? Ou, que devo me endireitar e começar a viver corretamente?
O que são as Boas Novas de Jesus Cristo?
- Por isso a grande importância de UM BOM ENTENDIMENTO BÍBLICO DO EVANGELHO. Nele vemos:
- O Evangelho não é apenas sobre viver corretamente.
- O Evangelho não diz que tudo está bem;
- O Evangelho não é apenas sobre o amor de Deus;
- O Evangelho não é apenas sobre Jesus ser nosso amigo;